sexta-feira, 18 de janeiro de 2013


Boa madrugada gente. nesse post de hoje, na categoria de ilustração, trago a vocês um desenho baseado no personagem Edward mãos de tesoura.
pra começar eu fiz um desenhinho em miniatura dele enquanto estava no trabalho na quarta feira, decidi refaze-lo com um maior detalhamento. vamos ao pequeno tutorial.
   Para quem não sabe Edward, o personagem foi interpretado por Johny Depp, sua primeira parceria com o diretor Tim Burton que duraria até hoje.
para esse trabalho eu usei basicamente a técnica de aquarela de lápis, com caneta hidrográfica.

 1. Em primeiro lugar, geralmente eu faço antes de tudo um desenho em miniatura, um esboço pequeno, já que eu tenho mais facilidade em criar posições e desenhos em tamanho pequeno, porque me ajuda a transportar a ideia melhor depois.
 Depois eu faço o esboço no tamanho do desenho em que eu vou fazer realmente, no caso em um papel A4, se você perceber, vai notar que o esboço em tamanho maior ficou diferente um pouco do esboço em miniatura. mas antes de tudo, esse trabalho que eu fiz foi um experimento, uma coisa que me deu vontade e não tive nenhum grande planejamento anterior, então que se dane.





 2. Depois de eu ter feito o esboço em tamanho maior eu pego um lápis A4 e começo a reforçar o esboço ao mesmo tempo em que apago a bagunça rabiscada que eu fiz com o primeiro esboço com lápis numero 2 comum. logo depois eu pego um lápis aquarelável preto e começo a criar as sombras de forma leve em volta dos olhos e da face do Edward, para dar aquele tom mórbido e cadavérico que a pele do personagem tem, ao mesmo tempo, eu também faço o lápis no cabelo, começando as primeiras camadas de preto.





3. agora é a mesma coisa, só que em toda a parte da roupa, que é preta. de qualquer forma as partes escuras seriam feitas de preto, já que o objetivo do desenho é deixa-lo em preto e branco mesmo. eu não consegui encontrar na internet boas imagens de referencias para os detalhes da roupa e tesouras, então tive que inventar certos detalhes baseado no que eu consegui achar; lembrando novamente que é um desenho livre e caricato, baseado no estilo ilustrativo do próprio Tim Burton.




Agora uma coisa interessante. eu descobri sozinho um tempo atrás, mas confirmei depois em outros lugares, que quando você usa o lápis branco em sima de uma cor ele corrige os erros de pintura, ou seja o lápis branco funciona como um meio de unir as partes onde a cor anterior não alcançou o papel com eficácia. e você se perguntava pra que servia a porra do lápis branco né? reparem nas duas fotos, como intensidade da cor do desenho mudou antes e depois de eu passar o lápis preto.

Não se esqueça de assinar seu nome na obra.
 4. Agora duas coisas importantes: como eu disse que nesse desenho eu iria usar atécnica de aquarela de lápis com caneta hidrográfica, chegou a parte. depois que eu colori toda a parte preta com o lápis, peguei o pincel e umedecido em água pincelei sobre toda a parte do preto. atenção.não mergulhe o lápis na água para pintar ou desenhar, você pode borrar todo o lance e o traço pode ficar mais grosso que o desejado. logo depois eu utilizo uma canetinha hidrográfica preta para passar em volta do traçado para reforçar o preto original do traço, que acabou se escondendo na pintura do pincel.





Eis o desenho pronto. Desculpem a má qualidade da imagem, é que tive que tirar foto pelo celular, não deu para escanear, porque tava de madrugada e ia fazer barulho kkk.





Nenhum comentário:

Postar um comentário