sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pearl Jam Twenty

 

 Já vou dizer que esse post é completamente parcial, porque eu não consigo criticar nada sobre a minha banda preferida :-)

Pearl Jam Twenty foi lançado em 2011 quando a banda estava fazendo vinte anos de existência, e acredite, com muita coisa para se contar em um vídeo só.
abanda surgiu em meados dos anos 90, depois que os antigos membros do Mother Love Bone procuravam um novo vocalista depois da  precoce morte de Andy Wood, vocalista da banda. nenhum outro vocalista poderia substituir Andy e seu carisma, ninguém poderia copia-lo; mas alguém poderia renovar a banda e dar a ela algo novo e diferente. Stone Gossard mandara fitas demo com músicas apenas instrumentais para que candidatos a vocalistas introduzissem uma letra a melodia. uma chamou a atenção, retornara ao remetente com escritas em marcador permanente com os nomes Eddie e um número de telefone. daí a coisa fluiu.
o Mokie Blaylock se transformou em Pearl Jam e se tornou grande, muito grande, uma explosão de um rock desconhecido trazido de bandas de Seatlle, bandas que se conheciam e compartilhavam suas experiencias entre si. O álbum Ten só enalteceu o que viria a seguir.
   O documentário inteiro é fantástico. Tudo se conecta num senário em comum, é muito legal saber que bandas que eu já curtia se relacionavam entre sí como Nirvana ( ainda que no começo não curtia muito o Pearl Jam); o Soundgarden, cujos membros frequentavam o Pearl Jam e que Chris Cornel, seu vocalista serviu de mentor pessoal para o novato Eddie; bem como Alice in Chains, o quarteto sagrado da música grunge. Pearl Jam se tornou minha banda preferida porque descobri nela coisas,
 suas músicas são sempre próximas do que eu penso do que eu já passei e do que eu sinto, eu conheci ela do nada, graças a um CD de mp3 com rock variado de um ex colega de sala, e depois de "Even Flow" algo veio em mim. Hoje eu queria estar lá, viver aquela época, usar roupas rasgadas, camisetas de "flanela" e cabelos enormes e desarrumados, ser um vocalista de uma banda, ainda que fosse ruim. Pearl Jam, Nirvana e etc me despertam isso. Porque o Grunge é isso. não se importar com a moda, se vestir de qualquer geito, não se vender, tocar música apenas, sem pretenções numa garagem, e o sucesso, se vier seja apenas para trazer mais gente sacudindo suas cabeças ao som das guitarras ritmadas, dos baixos, das baterias e dos vocais cheios de emoção e explosão jovem.
Incrível.

Um comentário:

  1. Legal, não conhecia essa banda ainda, mas vou procurar por ela pra ver as músicas. :)

    ResponderExcluir