segunda-feira, 11 de março de 2013

Matrix: quem sabe eles não tem rasão.

Você já deve ter assistido aos filmes da trilogia Matrix, certo? pois então, é bastante legal, ver o Neo voando e fazendo o escambau nos agentes cara de bunda.
   Mas o que provavelmente a maioria não vai notar, ou não notou é que todo o filme é criado de acordo com um grande embasamento filosófico, criado a partir, de teorias e estudos de filósofos famosos, assim, como na psicologia, e religiões como o budismo por exemplo.
a grande questão do filme é: quão real é isso que você e pega? que você cheira?. como diria o Morfeu " o que é real?"
como ele mesmo disse você dizer que algo é real só porque você sente o cheiro pode tocar, ou pode ver, não necessariamente torna isso real, são só reações químicas provocadas pelo seu cérebro de forma a você participar do mundo que o envolve.
   Descartes foi a principal fonte da filosofia existencial criando as famosa frase "Penso, logo existo." Além de outras duas: "Deus existe" e "O mundo existe".
quando ele diz que pensa logo existe, significa em parte que você e tem a consciência  a percepção do que está a sua volta, portanto, tem uma percepção de si mesmo dentro de um ambiente podendo avaliá-lo a sua maneira e identifica-lo de forma que o seja plausível para você. "Deus existe." em parte também sugere que algo ou alguém criou você, e o que lhe cerca, podendo não necessariamente uma divindade, mas sim um acaso por exemplo. Deus significa perfeição, significa um ideal, um meio de padronizar a sua situação, como diria a teoria de Descartes, você só saberia que não é perfeito, se soubesse que há algo superior a você e que sirva de medidor, de régua. agora quanto ao mundo existe isso é meio óbvio, ou não. a final quem pode provar que o mundo existe?
  Matrix foi todo baseado nesse conceito  o de que o mundo que vemos não exista, talvez possa ser a brincadeira de alguém, em um computador cósmico, um experimento gráfico de alguma raça, ou uma projeção holográfica talvez de um universo paralelo. as possibilidades são imensas. de toda forma não há meios de se provar tal teoria, a menos que encontrássemos um bug no sistema, algo que prove que está tudo controlado, e que é algo artificial, mas talvez, não tenhamos a programação de investigar e encontrar tal problema instalado. De toda forma, se você acha que ter conciencia de que pensa, você sabe que existe, ótimo eu também penso assim, todos nós pensamos assim. é a forma que encontramos de justificar a única coisa da qual temos controle; sobre nossos pensamentos e ideias. Ou quem sabe você só foi instruído a  achar que tem uma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário