terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Sombras da Noite


   Para aqueles que entendem, na grande maioria das vezes, você consegue perceber o diretor de um filme apenas analisando o modo como um filme é mostrado. Os grandes diretores, ou seja, aqueles que cresceram o suficiente para criar sua própria maneira de trabalhar, tornam suas obras parte de si mesmo, ou seja, você percebe os gostos de um diretor, pela forma com que as filmagens são feitas, as tomadas, o ambiente e o clima do filme. é óbvio que ele não é o único responsável por isso, todo o cast tem sua maneira de imaginar as coisas, como por exemplo o câmera, que sabe muito bem as técnicas que ficaram bem na sena e que ele pode usar.
   Tim Burton é daqueles diretores que quando gostam de uma coisa incorporam-na toda em sua vida, não importa se pode agradar ou não os críticos, ele só quer colocar a sua visão de vida, sua filosofia, e sua estética na arte cinematográfica. sua sorte é que ele tem uma grande equipe que parte dos mesmos gostos e ideias que ele.
   Dark Shadows (Sombras da Noite) é o seu filme de vampiros, ou seja, o que ele sempre quis fazer sobre o sobrenatural clássico, aquele sobrenatural antigo, que não é gay, mas que pode ser cômico, por que não? Pra quem não sabe Dark shadows era uma série televisiva muito popular, tanto que durou seis anos; de junho de1966 até abril de 1971. a série tinha a proposta de colocar tudo quanto era coisa sobrenatural, fantasmas, monstros, bruxas e até viagens no tempo e mundos paralelos, ao mesmo tempo em que rolava em um ambiente familiar estranho. Barnabas Collins o vampiro, só surgiria depois de um ano no ar. O ponto central era Barnabas ser um vampiro que teria que lidar com um mundo diferente daquele que conheceu.
O trágico penhasco
 O filme pra ser mais exato, gira em torno do núcleo que realmente importa. a maioria dos excessos fora retirado para que se contasse só a parte interessante. Na história a família Collins era muito rica devido aos negócios pesqueiros, para expandi-los eles se mudam para os estados unidos, e prosperam como nunca. Barnabas cresceu e se tornou um homem atraente tendo um caso com sua empregada a sexy Angelique (Eva Green). Mas tudo não passava de desejo, Barnabas passa a amar de verdade uma outra mulher e decide se casar com ela. Morrendo de ódio Angelique, que se revela uma bruxa, mata seus pais e faz com que sua noiva se jogue de um penhasco. Desesperado por perder seu amor, assim como romeu e julieta, ele decide se matar. Mas a bruxa o transforma em um vampiro e ele não pode mais morrer. Angelique manda trancafia-lo num caixão e enterra-lo para sempre, ou até que ele mude de ideia e resolva ficar com ela. Nisso tudo se passa duzentos anos.
   Estamos em 1972 e a família Collins não é mais o que era. Sobraram poucos membros, e os negócios estão uma merda. Barnabas, sabendo que tudo isso é culpa de Angelique resolve reerguer a sua família toda sua glória de outrora.
Johny Depp, como sempre, faz otimamente personagens esquisitos, e se sai muito bem como um vampiro que não entende o comportamento esquisito daquele povo, todos os personagens são legais, tem o irmão idiota e mal pai; a matriarca; a filha adolescente chata que dança no meio do jantar (interpretada por Chlöe Moretz); o menino mais novo que fala com sua mãe fantasma; o empregado bêbado e bizarro... É quase uma Família Adams.

Houve algumas críticas com relação a forma como a história fora contada, não dando atenção necessária as histórias paralelas de cada personagem, eu concordo, gostaria de entender melhor como o garoto David vê fantasmas e é cuidado especialmente pelo de sua falecida mãe, ou de Victoria, que é seguida pelo fantasma de Josette, o amor de Barnabas. Não dá pra entender se elas são pessoas diferentes, ou se o fantasma vive fora dela, tentando lembra-la de que ela precisa retornar ao seu amor predestinado. Tirando a falta de atenção as histórias paralelas, o filme pode ser muito bem aceito pelos fãs do Johny e de Helena Bonhan Carter, (a psicóloga alcoólatra), assim como de Tim Burton, seu marido. Você ri bastante se puder captar as piadas visuais e os comentários do vampiro (destaque para as cenas do jantar; a conversa dele com uns hippies; os conselhos que ele pede para conquistar a sua amada; e a cena em que ele transa forçadamente e violentamente com a bruxa Angelique, onde os dois se jogam de paredes e de teto em teto enquanto se pegam kk)
   Enfim, se você gosta de um humor sobrenatural, amor trágico, e psicodelia setentista assista. Se você não gosta, assista mesmo assim.

Um comentário:

  1. "e a cena em que ele transa forçadamente e violentamente com a bruxa Angelique" calma ai não foi tão forçadamente assim ele pegou a Angie por que quis.

    ResponderExcluir