terça-feira, 4 de agosto de 2015

Cobain: Montage of Heck

         A algumas horas atrás, antes deste post ser escrito, eu terminei os ultimos segundos de Montage of Heck, e ainda não consegui tirar a versão violino de Smells Like Teen Spirit da minha cabeça. e nem quero.
         Pelo que eu pesquisei o diretor do filme vem montando esse documentário a cerca de oito anos, e o resultado, como prometido, são coisas completamente desconhecidas sobre a vida de Kurt Cobain que nem mesmo a mídia escrota e parasítica da época do auge do Nirvana teve acesso.
a maior parte do filme é composta por vídeos caseiros gravados por pessoas diferentes, e até mesmo pelo músico, que vão compondo um mozáico interessante, um quebra cabeças que agente gosta de montar e no final apreciar e poder entender de que se trata afinal esse cara.

         Há também entrevistas com amigos e a família, que entregam fatos sobre seu nascimento, infância e crescimento problemático de adolescente. mas com certeza o que mais me deixou interessado, foram as passagens que o vocalista do Nirvana escrevia, pensamentos de seus diários rabiscados, seus desenhos tortos e estranhos e principalmente as gravações que ele mesmo fazia, falando sobre certas coisas, inclusive fatos de sua vida brilhantemente reproduzidos em algumas partes do filme, em forma de animação. é quase como se estivessem filmado essas partes, poético.

         Para quem não sabe Montage of Heck é o título também de uma das fitas cassetes que ele gravava coisas, audios demos, mixagens e mistura de sons caseiros, título que o documentário se apoderou, afinal ele também é uma série de montagens e fusões de coisas que no fim das contas formam um grande documento. os trailers promocionais mostravam
" o documentário definitivo sobre Cobain. não há mais nada a se revelar depois dele." e realmente. está tudo lá. tudo o que você deveria saber.
         É normal que os fãs gostem e queiram conhecer a fundo sobre seus ídolos, mas sempre tive a ideia de que o que mais interessa sobre um artista é a sua arte, não o sabor de sorvete que ele come, ou a marca de papel higiênico que ele usa, isso é besteira. e não acho que um fâ de verdade realmente se interessaria por coisas triviais que geralmente revistinhas de fofoca contam.
no caso deste filme é diferente. foi um
movimento da própria família dele em divulgar as coisas, de prestar um, por falta de palavra melhor, tributo ao seu filho, ao seu irmão, ao seu amigo. é a verdade que eles decidiram mostrar. não a verdade que a mídia decidiu te oferecer. mídia essa que chegava a dar nojo ao ver o filme...
     
   É importante deixar claro também, que esse documentário, como eu disse, é sobre o Kurt, não sobre o Nirvana. se você pensa algo como " Nirvana não é só Kurt" talvéz fique incomodado com a pontuação do filme. também sou desses que aprecio a banda como um todo e a representatividade de cada membro, sendo o dave Grohl, inclusive, o meu preferido. é um documento familiar, não uma homenagem para banda. a unica coisa no filme todo que me incomodou foi a completa ausência de Dave Grohl participando no filme, ao contrário de krist Novoselic, ele não da nenhum depoimento, se não fosse por ele aparecer aqui e ali nos videos caseiros e da imprensa postos no filme, a impressão que dava era que ele nunca fez parte da banda. isso me incomodou bastante. O diretor se explicou dizendo que a entrevista com o Dave ( que segundo ele estava ocupado)  foi feita tempo depois do filme estar quase pronto, e que desse forma, não daria para encaixa-la no mesmo. é estranho. não deixo de pensar se não teve um dedinho da Coutney Love nisso, já que historicamente ela nunca se deu muito bem com o ex batera do Nirvana.
         Emfim, é um excelente documento intelectual sobre um grande artista, que teve um fim ruim, mas que perdura a poesia ainda hoje, em tempos onde a música anda quase tão estranha, e quase sem alma. ainda bem que ainda existe o Pearl Jam e o Foo Figthers por aí...

ps: veja o trailer abaixo

ps2: o smells em violino ainda está na minha cabeça, ecoando e ecoando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário