quinta-feira, 5 de março de 2015

O Hobbit: A batalha dos cinco exércitos

       
Bilbo ficou decepcionado também kk
 Meia boca. é a palavra que eu tenho para descrever esse filme.
era algo a se esperar, afinal de contas, quando foi divulgado que a história de Bilbo Bolseiro seria contada em dois filmes, a estranheza foi grande, afinal por quê dois filmes em uma história como O Hobbit? que tecnicamente é bem mais simples do que O Senhor dos anéis. depois que disseram que haveria mais um filme, a previsão era uma só: esticar o elástico.
         A batalha dos cinco exércitos acontece imediatamente após o segundo, A desolação de Smaug acabar, o dragão vai em direção a Cidade do Lago, destruí-la em chamas, enquanto os anões tem de volta sua terra de direito, Erebor. Entretanto, Thorim agora está com a doença do dragão, obcecado por seu tesouro recém adquirido, e pela Pedra Arken, a gema branca. 
          Depois do ataque de Smaug, a cidade do lago ficou completamente destruída, e os homens e mulheres agora liderados por Bard, procuram reivindicar o acordo feito com os anões de receber parte do tesouro, para reconstruir o que agora foi perdido, por outro lado, os elfos da floresta, liderados por Thranduim, reivindicam as pedras preciosas de seu povo que foram parar em Erebor. com Thorim fora de si e decidido a não dar um centavo sequer para alguém, declara guerra com os homens e os elfos, pra terminar, um exército de Orcs, a mando do Necromante e liderados por Azog. ou seja, uma baita bagunça, não? mas até aí tudo certo, afinal está no cânone.
         O problema como sempre foi, nessa trilogia, é a adição incrível de coisa nenhuma! o filme passa muito tempo contando coisas inúteis e desnecessárias, como o que o Legolas foi fazer, o empregadinho do dono da cidade do lago ( ou do ex dono...), a batalha (?) de Gandalf/Galadriel/Elrond contra o Necromante, (que não precisa mais esconder que é o Sauron mesmo). uma sena que não existe, necessariamente, mas foi a única que valeu a linguiça enchida. 
ops, acho que esqueci de falar do Bilbo, afinal ele é o Hobbit né? infelizmente foi isso mesmo que aconteceu. o personagem foi completamente esquecido e abandonado em seu próprio filme!, deixado apanas para dar um ou outro conselho, falar uma coisa bonita e tals... Mesmo tratamento que recebeu Smaug, onde eu esperava uma grande participação, afinal foi o que salvou no segundo filme, aqui ele morre em cinco minutos, o roteiro apressa tudo, e o pior, apressa demais para mostrar o desnecessário, o que não existe no livro!
         No final das contas a tão falada batalha dos cinco exércitos foi tão monótona quanto o resto do filme, longe da empolgação que poderia trazer. começa e acaba, nem mesmo as mortes de alguns personagens nos toca, devido a pressa excessiva de contar a história.
Uma das poucas coisas que sobram de interessante é quando Bilbo volta  para o condado, e retornar a uma vida pacífica, e guardar na mente as aventuras vividas, e os amigos perdidos, e o epílogo no final, com ele mais velho, onde a sena, imediatamente se torna o prólogo de A sociedade do Anel, foi de arrepiar...
         A batalha dos Cinco Exércitos, foi um filme "ééééhh... então tá" deu aquela sensação de "foi só isso?" fica longe da grandiosidade de SDA, não pelo conteúdo, afinal é uma história bem menos complexa, mas pelo tratamento que foi recebido. no começo foi se autovalorizando demais, com seus três filmes, mas não manteve  até o fim.
         E como diria a frase de Bilbo sobre sua velhice" me sinto como uma mantega espalhada pelo pão" A saga do Hobbit, de tanto ser esticada no pão como uma manteiga, acabou perdendo sua consistência.

Um comentário:

  1. De fato, o universo do Senhor dos Anéis você precisa ter uma baita paciência para assistir os filmes. A primeira trilogia eu achei fantástica. Mas os produtores tentaram repetir o grande sucesso com essa. Não assistir a esse ainda, só o primeiro da saga Hobbit. Mas dá pra perceber que eles querem é estender. Eu acredito que funcionaria melhor como seriado, as pessoas teriam mais tempo para conhecer melhor esse universo.

    www.blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir