quinta-feira, 23 de maio de 2013

Eu indico: This is a Call: a Vida e a música de Dave Grohl

Sabe aqueles livros que você e olha a quantidade de páginas em uma livraria e pensa "eu vou demorar um século inteiro pra terminar de ler isso"? pois então, mas aí você pega um em que estava tão ansioso para ler que as páginas simplesmente voam, e quando percebe, em poucos dias você já está acabando. Com esse foi desse jeito.
   This is a Call: é um pouco mais que uma biografia, é um relato central do cenário musical do punk rock que se intensificou por volta dos anos 80; onde as bandas de garagem se esforçavam para tocarem em clubes ou em qualquer buraco que houvesse espaço para baterias guitarras amplificadores e uma multidão de jovens perdidos, mas não sem voz. Dave cresceu em meio a isso ouvindo discos e tocando em bandas que formava com os amigos, sua passagens pelo Mission Impossible; pelo Dain Bramage; vivendo o punk com o Scream até o kaboom com a entrada dele no Nirvana, em um momento em que a força de sua bateria impulsionou a banda, ajudando ao estouro que ela teve com o lançamento do Nevermind. O livro não é só uma narrativa jornalística maçante porque há trechos em que os comentários dos envolvidos na coisa toda, como músicos, amigos e do próprio Dave ajudam a ilustrar os acontecimentos.



   A narrativa é dinâmica e não me cansei lendo as páginas, ao contrário, eu me frustrava em ter que por o marcador no livro quando tinha que descer ( li o livro todo praticamente em idas e vindas do trabalho, e esperando o ônibus no ponto e em terminais). O livro é um conjunto de pesquisa minuciosa com entrevistas e momentos casuais que Paul Brannigan teve com Dave ao longo dos anos em que se conhecem ( a biografia só não é autorizada porque Dave disse que biografia não autorizada é que é legal). Dave conta os momentos que quase ninguém sabia sobre os bastidores do
fotos mais do que legais no final do livro
 Nirvana, sobre como Kurt Cobain não era exatamente um cara tão suicida como parece, sua amizade com o também membro Krist Novoselic, as produções dos álbuns e como a fama repercutia na cabeça deles. tudo fica mais pesado quando chega na parte onde os remanescentes tem que lidar com a perda de seu amigo e como Groh lidou com isso durante um tempo até que descidiu arriscar em algo que nem ele mesmo acreditava que funcionaria: deixar as ateras e tomar a linha de frente formando uma nova banda, o Foo Figthers. é aí que chega a segunda parte grande da vida dele. com uma banda formada de órfãos de outras bandas os acontecimentos grandes, os momentos complicados, emfim... se eu escrever tudo o que se pode ter no livro esse post vai te dar preguiça.
só o que posso te dizer é que é um ótimo livro, valeu a pena (e deixonovamente meu protexto com a demora na entrega dele, site idiota...)
   O livro é um documento, uma homenagem e uma diversão (escute nirvana, e foo figthers e bandas punk, garanto que vai fazer a leitura mais divertida) sobre o que é considerado o "cara mais legal do rock"
FF for ever!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário